Simplificando a NR 23

26/06/2019

As Normas Regulamentadoras (NR) são publicações de extrema importância para a segurança do trabalho, afinal de contas são essas que padronizam os procedimentos de segurança nas empresas, não importando o tamanho ou a área de atuação das mesmas.

Em específico, a NR 23 trata da proteção contra incêndios. Convenhamos que desde um escritório até uma fábrica podem ter acidentes envolvendo fogo. Inúmeras razões podem causar um incêndio, desde um curto circuito em um computador, até mesmo a explosão de uma caldeira.

Nesse sentido, toda e qualquer empresa deve tomar medidas de segurança contra essa eventualidade.

Não somente, nós também trouxemos todas as informações que você precisa saber dessa NR! Continue lendo esse texto para saber mais!

AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA NR 23

A NR 23 é uma das menores, contudo, sua importância não pode ser subestimada. Não somente para um ambiente de trabalho seguro, como também para obtenção de certificações como a ISO 45001.

Curioso? Vamos lá!

DAS OBRIGAÇÕES DESCRITAS NA NR 23

A NR 23 deixa clara as medidas de segurança básica que todas as empresas devem tomar a fim de prevenir desastres na ocorrência de um incêndio:

  1. a) proteção contra incêndio;
  2. b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
  3. c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
  4. d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

ESPECIFICIDADES DAS INSTALAÇÕES DE ACORDO COM A NR 23

A norma também é bastante específica quanto a infraestrutura das instalações em diversos pontos.

  • Saídas de emergências

 A largura mínima das portas que ficam nas saídas de emergência devem ser de 1,20 m e o seu sentido deve ser sempre voltado para o exterior do ambiente. Não somente, as mesmas devem ser devidamente sinalizadas e completamente desobstruídas.

Quando saídas de emergência não forem possíveis, é obrigatório que existam corredores com largura igual ou maior que 1,20 m, sem obstrução e, preferencialmente, retos e sem degraus ou escadas.

Ademais, a própria saída deve estar a menos de 15 metros de qualquer trabalhador onde houver alto risco e 30 para riscos médios ou pequenos. Outras medidas de segurança como sprinklers podem fazer com que essas medidas sejam alteradas.

Quanto às portas adotadas, as mesmas nunca – absolutamente nunca – devem ser trancadas e portas verticais, de enrolar ou giratórias não podem ser utilizadas em ambientes internos.

  • Sobre escadas, ascensores e portas corta fogo

 Todas as escadas, plataformas e patamares deverão ser feitos com materiais incombustíveis e resistentes ao fogo. Quanto aos ascensores de prédios com mais de 2 pavimentos, estes devem ser inteiramente de material resistente ao fogo.

As portas corta fogo devem se fechar automaticamente e ser facilmente abertas de ambos os lados.

O PASSO A PASSO NO CASO DE UM INCÊNDIO

Logo no início do fogo, algumas medidas podem ser tomadas para evitar consequências piores. Segunda a NR 23:

  1. a) acionar o sistema de alarme;
  2. b) chamar imediatamente o corpo de bombeiros;
  3. c) desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
  4. d) atacá-lo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.

Deve-se observar que máquinas que devem ser desligadas no caso de incêndio devem ter essa sinalização.

PARA QUE SERVE OS EXERCÍCIOS DE ALERTA?

Os exercícios de alerta são realizados justamente para que todos da equipe estejam treinados para o caso de um incêndio. Evitando pânicos e também atribuindo funções para que ocorra como planejado.

Tais exercícios devem ser os mais reais possíveis e coordenados pela equipe de brigadistas e profissionais de segurança do trabalho. 

SOBRE AS CLASSES DE FOGO

Sim, o próprio fogo tem classes determinadas. Isso porque o que dá origem a esse fogo determina a forma que o mesmo deve ser combatido. Essas são:

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;

Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

Se você tentar apagar um incêndio causado por graxas com água, por exemplo, você somente piorará a situação, podendo até causar uma explosão e se acidentar.

Então fique atento, A água nunca será empregada:

  1. a) Nos fogos da Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
  2. b) Nos fogos da Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada;
  3. c) Nos fogos da Classe D;
  4. d) Chuveiros (sprinklers) automáticos. 

SOBRE OS EXTINTORES DE INCÊNDIO

Todos os locais de trabalho devem fornecer extintores de incêndio obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do INMETRO, mesmo quanto dotados de chuveiros automáticos. Sem exceção.

Dos tipos de extintores e suas aplicações:

23.13.1 O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B.

23.13.2 O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

23.13.3 O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. [...] Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

23.13.4 O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A. [...]

Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção, uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo, e devem ser colocados em locais de fácil visualização; de fácil acesso e onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

SISTEMAS DE ALARME

Nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção.

Gostou do nosso resumo da NR 23? Aqui está tudo o que você precisa saber, mas ainda assim recomendamos a leitura integral do documento!

Quer saber mais sobre a NR 23? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog