Como manter o conforto no trabalho em altura

02/10/2019

Para começo de conversa, o mais importante é a segurança. Sempre. E isso não é um clichê, é a realidade. Na hora de escolher equipamentos para trabalho em altura, procure sempre por especificações técnicas que cumpram (de preferência com sobra) todas as normas de segurança aplicáveis. Com isso assegurado, conferido e confirmado, já podemos olhar para o conforto.


Cinturões
No trabalho em altura, falar em conforto significa analisar os cinturões tipo paraquedista, usados por horas a fio em algumas atividades. Felizmente, os modelos mais avançados de hoje estão anos-luz à frente dos mais antigos nesse quesito.

Verifique se os cintos possuem acolchoamento de qualidade nos ombros, costas e pernas, uma configuração da argola dorsal que mantenha as tiras no lugar durante o trabalho e um desenho que envolva o usuário da forma mais natural possível. Os equipamentos precisam ser leves para uso prolongado, portanto certifique-se de que os materiais utilizados não acrescentem qualquer peso desnecessárioAjustes ergonômicos possibilitam um vestir seguro e confortável, limitando o potencial de lesões.

Alguns produtos oferecem cintas e almofadas com suporte adicional para a região lombar e, para algumas aplicações, recursos específicos como ferragens com revestimento especializado e assentos embutidos para maior conforto. Outros detalhes, como alças e cintas revestidas com malha, podem ajudar ainda mais.

Facilidade de uso
Outro quesito que afeta o conforto é a facilidade de uso; seu cinturão é fácil de colocar e tirar, sem emaranhados de faixas ou encaixes complicados? Ele possui reguladores de tronco com ajustes simples, para trabalhadores de diferentes tamanhos? E fivelas de conexão rápida? Tudo isso interfere na experiência de uso, e consequentemente na ideia geral de conforto ao longo do uso.

O preço do conforto
O barato geralmente sai caro. Esse velho ditado é especialmente verdadeiro no que diz respeito ao conforto dos cinturões tipo paraquedista. No geral, os cintos mais baratos são básicos, funcionais e podem ter um bom desempenho perante as normas. No entanto, para o trabalhador que usa o equipamento o dia todo em altura, dia após dia, ter um cinturão confortável é imprescindível e ajudará muito em sua produtividade.

GARANTA A SEGURANÇA DE TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS

Gostou da dica de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog