Segurança em Foco: Chuveiro e lava-olhos

29/11/2018

Você sabia que: cerca de 75% dos equipamentos instalados nas indústrias do Brasil não estão em conformidade com os requisitos básicos de funcionamento da NBR 16291?

A Norma ABNT NBR 16291:2014, estabelece os requisitos mínimos de desempenho e uso para os lava-olhos e chuveiros no tratamento de emergência dos olhos ou corpo de uma pessoa que tenha sido exposta a materiais perigosos, abrangendo equipamentos como chuveiros de emergência, lava-olhos, lava-olhos/face e chuveiros com lava-olhos.

Antes de verificarmos os requisitos do equipamento adequado à NBR 16291, existem duas exigências das normas regulamentadoras que você deve ficar atento: no que se refere a NR 32 (segurança nos estabelecimentos de saúde) e NR 36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados), é exigido a instalação de chuveiros e lava-olhos de emergência de acordo com os itens:

  • NR 32

32.3.7.1.3 – O local deve dispor, no mínimo, de:

d) chuveiro e lava-olhos, os quais deverão ser acionados e higienizados semanalmente;

  •  NR 36

36.9.3.2 – As medidas de prevenção coletivas a serem adotadas quando da utilização de amônia devem envolver, no mínimo:

d) instalação de chuveiros de segurança e lava-olhos;

Por isso é sempre importante estar atento aos requisitos básicos no ambiente de trabalho prevenindo o máximo de acidentes de trabalho possíveis. Agora, para que você não caia nesta estatística dos 75%, sempre verifique ao comprar um chuveiro e lava-olhos.

  1. O equipamento deverá funcionar simultaneamente (chuveiro e Lava-olhos);
  2. O chuveiro e lava-olhos de emergência deve estar acessível a no máximo 10 segundos de distância do ‘risco’ de acidente;
  3. Não pode existir que obstrua a chegada do colaborador ao equipamento, como escadas, portas, barreiras, degraus, etc;
  4. Os esguichos lava-olhos devem ser protegidos por uma tampa de proteção, que abra automaticamente com o acionamento do equipamento;
  5. A válvula de acionamento do equipamento deve abrir em 1 segundo (ou menos);
  6. Todos os equipamentos deverão ter placa de sinalização visível;
  7. O lava-olhos requer vazão mínima de 1,5L/minuto; o chuveiro, 75,6L/minuto.

Agora que você sabe os requisitos mínimos, exija do fabricante o certificado de conformidade dos produtos adquiridos, garantindo sempre a qualidade do seu produto para proteger a vida de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre chuveiro e lava-olhos ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog