Glossário ST: ADC

30/10/2018

Hoje é terça-feira, dia de conversarmos sobre uma palavra relacionada à Segurança do Trabalho. Desta vez, vamos falar sobre ADC, ou Árvore de Causas, um método que permite a investigação de um acidente a partir da Teoria de Sistemas.

Dentro dessa teoria, o acidente de trabalho é visto como o resultado de uma anomalia em um sistema complexo.  A ADC revela as possíveis causas, apontando desvios e variações do sistema, o qual seria o próprio processo ou organização.

Sua aplicação busca descobrir todas as falhas que antecederam o acidente, para entender como aconteceu e impedir que essa cadeia e eventos se repita. A reconstrução dos fatos deve ser realizada de forma isenta, sem emissão de qualquer juízo de valor ou opinião.

A aplicação da árvore funciona através de quatro etapas:

  1.    Coleta de informações: para o sucesso da investigação, o acidente deve ser examinado o mais breve possível, no local onde ocorreu, entrevistando todas as pessoas que podem ter participado, direta ou indiretamente, do evento. Também é necessário ter em mente que a ADC não visa a identificar um culpado, mas sim a causa, para que se criem medidas de prevenção.
  1.    Análise dos dados coletados: com as informações em mãos, procede-se à classificação dos fatores do fenômeno, que são o Indivíduo (o trabalhador), a Tarefa (operação executada pelo trabalhador), o Material (equipamentos, ferramentas, matéria-prima etc.), Meio de trabalho (ambiente físico) e Gerenciamento (relações de trabalho). Também se diferenciam Antecedentes-estado (que são as condições permanentes, que se repetem) dos Antecedentes-variações (condições incomuns ou extraordinárias).
  1.    Construção da Árvore de Causas: com todos os fatos levantados, o diagrama da árvore é construído, observando as representações gráficas correspondentes.
  1.    Plano de prevenção: agora que já se sabe qual foi a falha no sistema, será possível desenvolver um plano de ação para evitar que essa situação se repita, prevenindo outros acidentes, por meio da redução ou eliminação dos riscos.

Caso esteja mais curioso sobre a Árvore de Causas e queira se aprofundar no assunto, nós da BUNZL EPI temos um presente para você: elaboramos um guia gratuito de como construir a sua árvore de causas, clique no link para acessar.

Quer saber mais sobre a ADC ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

 


Blog