Glossário ST: AET

13/11/2018

AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

Segundo a norma regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é uma exigência a todas as organizações cujos funcionários realizam trabalhos físicos com sobrecarga ou movimentos repetitivos.

Trata-se do estudo das ferramentas, maquinário, mobiliário e ambiente do posto de serviço, no que se refere à iluminação, ventilação, postura, entre outros itens que dizem respeito ao bem-estar físico e psicológico do trabalhador durante a execução de seu ofício.

O objetivo é mapear os riscos ergonômicos, a fim de desenvolver ações e estratégias que minimizem o impacto na saúde e no desempenho do trabalhador.

A AET deve ser elaborada e assinada por especialistas na área de ergonomia, tais como: ergonomistas, fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança, designers, educadores físicos, entre outros.

Entre os benefícios da AET para a organização estão:

  • Aumento da produtividade: como a análise possibilita reduzir a repetição de movimentos e a sobrecarga, os processos ficam mais confortáveis e, portanto, mais fáceis e rápidos de serem executados.
  • Redução das faltas ao serviço: as LMERT - Lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho – estão entre as maiores causas de faltas ou afastamento de funcionários. Melhorando a ergonomia, diminuem-se as chances de lesão.
  • Melhora na qualidade da produção: quando o trabalhador não se sente bem, isso impacta no resultado do seu serviço. O bem-estar físico e emocional permite que ele desenvolva um produto melhor.
  • Ambiente de trabalho organizado: as ferramentas, mobiliário e iluminação adequados deixam todo o ambiente mais bem organizado e distribuído, beneficiando a todos.
  • Minimização de processos trabalhistas: a ergonomia reduz as chances dos funcionários desenvolverem problemas de saúde devidos ao ambiente de trabalho, os quais podem levar a problemas da empresa com a Justiça.
  • Credibilidade junto a clientes e fornecedores: quando se cuida da saúde e da segurança do funcionário, isso é bem visto por todas as outras pessoas e organizações que se relacionam com a empresa, inclusive seu público consumidor.
  • Redução de custos com os processos e colaboradores: todos os itens anteriores, maior engajamento dos funcionários, menos faltas, menos processos e a admiração dos clientes resultam em mais vendas e menos despesas.

Podemos entender, portanto, que a AET não se resume ao cumprimento de uma lei ou regulamentação. É, sobretudo, um cuidado com a qualidade de vida e segurança do trabalhador, o que, além de uma questão de humanidade, ainda agrega produtividade à empresa.

Quer saber mais sobre a AET ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

 


Blog