Manual de segurança - Dispositivo de Descida

21/12/2020

Se você trabalha em operações de resgate sabe da importância de dar atenção redobrada aos dispositivos de descida. Esses equipamentos permitem que até 2 pessoas sejam descidas ao solo em diversas situações de emergência.

Entenda tudo sobre os dispositivos.

Quando falamos sobre operações de resgate, temos que dar uma atenção especial aos dispositivos de fuga, resgate posicionamento e descida. Trata-se de sistemas de polias com redução de força pré-engenherados, responsáveis por descer equipes de resgate em torres eólicas e de trabalhos em espaços confinados.

Nos mecanismos tão essenciais devem ser utilizados da maneira mais segura possível, para isso verifique sempre:
1- Capacidade de carga (até 02 trabalhadores simultaneamente)


2- Comprimento operacional do sistema


3-Distância e/ou número de descidas: esse item irá variar de acordo com cada modelo de dispositivo de descida;


4-Velocidade de descida ou redução de forças: irá variar de acordo com a quantidade de pessoas, 0,6-0,9 m/s e 0,6-1,2 m/s, para 1 e 2 pessoas respectivamente no equipamento de fuga, ou redução de força 3:1 ou 4:1 nos equipamentos de resgate, posicionamento e descida 5 -Áreas de risco: o uso desse equipamento em áreas de riscos pode exigir precauções adicionais para reduzir a possibilidade de ferimentos ao usuário ou danos ao equipamento

6-Treinamento: apesar de serem sistemas de polias fechados e equipamentos de fácil utilização esses dispositivos somente podem ser utilizados por profissionais devidamente capacitados em sua utilização. (consulte nosso Centro Técnico para maiores informações)


Blog