EPI Conjugado: qual a sua importância?

09/11/2020

Você já ouviu falar em EPI Conjugado? Se esse termo é novo para você, vamos te explicar o que significa e qual a sua importância.

EPI Conjugado é o nome dado a todo equipamento que combina 2 ou mais dispositivos de proteção, indicado para proteger vários riscos de uma só vez. Um dos exemplos mais utilizados é o Capacete de Segurança com o Protetor Facial, por exemplo. Ambos os equipamentos são importantes e quando unidos formam um sistema ainda mais ágil de proteção para profissionais de diferentes setores atuarem tranquilos.

Outros tipos de EPIs conjugados muito usados são: Cinto de Segurança para Trabalho em Altura com Talabarte; Capacete com Máscara de Solda; Cinto de Segurança com Trava-quedas; Capacete com Protetor Auricular tipo Concha e Capacete com Protetor Facial. Todos são essenciais para o reforço da proteção dos colaboradores.

Assim como qualquer outro tipo de EPI, o seu fornecimento deve ser garantido pela empresa, sempre considerando equipamentos em perfeitas condições de uso e conservação.

Mas, não basta ter à disposição os EPIs, é preciso saber também como conservá-los com cuidado. Por isso, atenção às dicas.

  • No caso de um capacete com protetor auricular do tipo concha embutido, o EPI não pode ser molhado, caso contrário a espuma do protetor pode ser danificada, invalidando o equipamento;
  •  Evite que ferramentas sejam guardadas juntamente ao EPI conjugado, pois o contato pode não apenas arranhar ou riscar o equipamento, como também causar danos que comprometam sua integridade;

  •  O EPI conjugado deve ser armazenado em local seco e em temperatura ambiente, para evitar que sofra alterações por conta do ambiente.

Quer saber mais sobre EPIs conjugados ou outras soluções? Nós podemos te ajudar! Ligue agora para o nosso time.


Blog