EPIs Conjugados: entenda a divisão

18/03/2020

Os EPIs Conjugados são, na verdade, a junção de mais de um equipamento de proteção individual. Trata-se de um modelo que é utilizado quando uma única atividade profissional apresenta diversos riscos relacionados à integridade do trabalhador. Um exemplo é o colaborador estar utilizando um capacete e um óculos de proteção.

Porém, isso não quer dizer que apenas "juntando" a utilização de diversos itens e utilizá-los de uma só vez, somente um fabricante responsável pode viabilizar a nomenclatura e a própria formulação dos EPIs conjugados. Tal determinação faz parte da NR-6. De uma forma geral, o EPI conjugado é composto por itens que possuem certa relação, que tem como objetivo a proteção de áreas próximas.

Alguns exemplos de EPIs Conjugados são: máscara com respirador, capacete com protetor facial, capacete com óculos de proteção, capacete com viseira, cinturão de segurança com talabarte, entre outros.

Assim como os EPIs precisam da Certificação de Aprovação, os EPIs Conjugados também precisam. Mas diferentemente do que a maioria possa imaginar, os EPIs Conjugados possuem apenas um CA válido para o conjunto.

É importante ressaltar que assim como os outros equipamentos de segurança, os EPIs Conjugados exigem cuidados especiais desde seu armazenamento até sua limpeza e conservação. Sendo assim, também é importante que os profissionais que irão utilizar esses equipamentos tenham o treinamento específico para tal.

Procurando EPI Conjugado de qualidade? Fale com quem entende do assunto.

A PROT-CAP é uma empresa especializada em equipamentos de segurança individual, focada na qualidade, conforto e proteção do colaborador, oferecemos um atendimento personalizado com EPIs e serviços conforme sua necessidade.

Quer saber mais? Fale com a gente! (11) 2090-3300


Blog