Metalurgia: saiba quais são os EPIs essenciai

14/12/2020

Quando o assunto é segurança do trabalho, é preciso atenção especial também ao setor de metalurgia. Isso porque, as metalúrgicas apresentam diversos riscos aos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, como os acidentes físicos, contaminação por substância tóxicas, incêndios, choque elétricos e até mesmo aqueles envolvendo iluminação inadequada.

As consequências desses acidentes tem gravidade variada, indo desde pequenas lesões, como fraturas simples e queimaduras de primeiro grau, até episódios fatais. Independente do risco, todo e qualquer acidente de trabalho pode ser evitado quando há o uso correto dos EPIs, seguindo todos os protocolos de segurança necessários.

Para te ajudar a compreender melhor a importância dos equipamentos de proteção individual, listamos abaixo quais os principais utilizados neste setor, e a importância deles para a segurança dos trabalhadores:

  • Macacão de segurança anti-chama - São constituídos de um material que retarda ou, quando possível, elimina a propagação de fogo. É indispensável para trabalhadores metalúrgicos, pois os protegem de incêndios e outros tipos de acidentes com fogo. Devem sempre possuir manga longa.

  • Luvas de proteção - Existem vários modelos indicados para esse setor, cada qual com uma função de proteção específica. Luvas de couro são utilizadas para proteger as mãos do trabalhador de impactos mecânicos, já as de nitrila também protegem de acidentes químicos, as luvas de algodão e látex natural, por sua vez, são utilizadas para manusear peças cortantes, de baixa ou alta temperatura.

  • Protetores auditivos - Outro EPI de extrema importância para os trabalhadores, esse equipamento evita a perda auditiva induzida por ruído, problema responsável por 35% dos casos de perda de audição segundo a SBO (Sociedade Brasileira de Otologia).

  • Óculos e máscara de solda - A região da cabeça e do rosto é uma das mais importantes a serem protegidas. Os EPIs garantem segurança contra acidentes causados por impactos, produtos corrosivos e gases tóxicos, além de evitar problemas respiratórios e na visão que podem prejudicar o trabalhador ao longo do tempo.

Os riscos de acidentes em uma empresa são muitos, porém a maneira de evitá-los são simples e eficazes. Aqui, trabalhamos todos os dias para proteger os trabalhadores de todo o país em suas jornadas de trabalho. Se você, assim como nós, quer garantir que todas as pessoas que fazem parte da história da sua empresa estejam sempre protegidos, conte com a gente.

Trabalhamos lado a lado pela sua segurança.


Blog