EPIs essenciais para plataformas de petróleo

30/09/2020

Você sabe quais os EPIs indispensáveis para os profissionais que atuam nas plataformas de petróleo? Leia e confira!

Para os profissionais que trabalham em plataformas de petróleo, todo cuidado é pouco durante as jornadas diárias, afinal, eles estão expostos a diversos riscos, como radiação e fogo. Entre os cuidados necessários, existe uma lista de EPIs que devem ser utilizados à riscos por todos os colaboradores.

Entre os EPIs indispensáveis estão:

  • Respiradores: na plataforma de petróleo, o contato com gases é um dos maiores riscos à saúde do trabalhador, podendo colocá-lo em perigo na hora da perfuração, em que há a liberação de sulfitos. Nessa hora, ter as vias nasais protegidas é essencial.

  • Capacete com jugular: diferente dos demais capacetes, este não é facilmente removido por ventos fortes nem movimentos bruscos e intensos, garantindo segurança em todos os movimentos do profissional no local. Com uma fita que prende o EPI à cabeça do usuário, eles são de materiais bem mais resistentes e garantem conforto sem atrapalhar as funções diárias.

  • Óculos de proteção: os mesmos gases que atrapalham as vias nasais também prejudicam a saúde dos olhos, por isso, os óculos entram para a lista de EPIs essenciais. O maior importante é escolher um modelo seguro, confortável e que não tampe o campo de vis!ao do profissional.

  • Protetor auricular: o som alto é inevitável neste ambiente de trabalho que estamos falando, por isso, proteger a audição é necessário o dia todo. No local, tanto as máquinas quantos os navios de apoio podem emitir ruídos altamente prejudiciais, principalmente quando expostos a eles por muito tempo. Os modelos de protetor com silicone, espuma ou polímero do tipo concha, são alguns dos mais seguros e confortáveis.

  • Luvas de segurança: as mãos merecem proteção contra cortes e produtos químicos, para isso, as luvas com suporte têxtil e revestimento são as mais indicadas. Entre as opções também aparecem aquelas impermeáveis, que permitem o trabalho com óleos, graxas, ácidos, solventes e álcool.

  • Calçados próprios: os pés não podem ser afetados, por isso, fique de olho nos calçados corretos. Na hora da escolha, é importante preferir os modelos feitos de microfibra especial ou couro, já que são mais resistentes aos produtos químicos encontrados, assim como evitam escorregões e tropeços perigosos. Conforto e segurança nessa hora devem falar mais alto.

  • Vestimentas especiais: por fim, mas não menos importante, estão as vestimentas. Esse EPI pode ser impermeável e deve cobrir tanto os membros inferiores quanto superiores. Para que eles servem? Também para evitar a contaminação por produtos químicos e a absorção de gases tóxicos.

    Na dúvida sobre quais modelos escolher, consulte sempre um especialista em segurança do trabalho. E, claro, para garantir todos os EPIs que você precisa, conte com a gente.

    Com essas informações, você já pode começar a se programar com tudo o que precisa na sua empresa!


Blog