EPIs para marmoraria: cuidado em cada detalhe

05/11/2020

As marmorarias apresentam diversos riscos aos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, podendo causar deficiências respiratórias, auditivas e físicas.

Alguns problemas são causados por procedimentos e exposições a:

  • Desbaste e lixamento. Procedimentos que geram altas concentrações de poeira. Essa poeira é capaz de causar doenças respiratórias. Quando a poeira contém sílica cristalina, o problema se torna ainda mais grave.

  • A sílica é natural, e é encontrada nas rochas, sendo mais, facilmente, encontrada no quartzo. Os trabalhadores que sofrem exposição direta à poeira contendo sílica, podem adquirir uma doença chamada silicose. A silicose é uma doença pulmonar incurável. Os pulmões ficam endurecidos, devido à quantidade de poeira, causando dificuldade na respiração. É uma doença silenciosa, inicialmente, os trabalhadores não apresentam sintomas. A gravidade e evolução dependem do tempo de exposição e a concentração de poeira, aos quais os trabalhadores ficarem expostos.

  • Serras de corte e processos de acabamento: A utilização das serras para corte e ferramentas manuais para dar acabamento às peças geram muito ruído. A exposição permanente ao ruído pode provocar Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).

  • Processos de acabamento. A utilização de ferramentas manuais motorizadas (esmerilhadeiras ou lixadeiras-angulares, esmeris retos e serras-mármore) produz muita vibração, principalmente nas mãos e braços dos trabalhadores.

  • Agentes químicos. Quanto à utilização de produtos químicos encontrados em colas, massas plásticas, ceras e outros produtos, é recomendado: Utilizar solventes à base de água, realizar operações de colagem em ambientes bem ventilados, manipular os produtos de acordo com as recomendações do FISPQ*, etc.

    Utilizar os equipamentos corretos é o melhor caminho para evitar acidentes de trabalho. Se você quer entender melhor como evitar esses processos ou como conseguir os EPIs corretos, contate nossa equipe, e descubra tudo sobre como proteger seus colaboradores da melhor maneira.


Blog