Saiba como garantir a saúde dos trabalhadores

28/06/2021

Você sabia que existe uma Norma Regulamentadora para assegurar a ergonomia em todos os tipos de locais de trabalho, incluindo escritórios? À primeira vista pode não parecer muito importante ter uma NR que trata desse assunto, mas é preciso lembrar que um ambiente de trabalho desorganizado, com problemas de iluminação, ventilação, sinalização, ruído, cadeiras e mesas em má condições, pode causar uma infinidade de problemas de saúde, como síndromes ocupacionais e acidentes de trabalho.
Não é apenas no ambiente empresarial que a ergonomia é importante. Dentro da indústria essas regras também se aplicam aos trabalhadores. Garantir um bom local de trabalho para todos e todas é o primeiro passo na hora de aumentar a segurança.
Mas afinal, o que é ergonomia e como você pode implementá-la na sua empresa? Basicamente trata-se da relação entre a saúde de um indivíduo e as máquinas ou móveis com os quais ele interage. O intuito é sempre melhorar a interação de modo a prevenir problemas no futuro. Para te ajudar a entender melhor, listamos os fatores ergonômicos que podem influenciar a saúde dos trabalhadores:

ILUMINAÇÃO
Enxergar bem o que está fazendo é o primeiro passo para fazer um trabalho bem feito. Para isso, é preciso que as condições de iluminação estejam perfeitas. Níveis muito altos ou muito baixos de luz, distribuição incorreta da intensidade luminosa, cor inadequada e até o mal direcionamento da luz e da sombra impactam negativamente o trabalhador.
Os efeitos a médio e longo prazo são diversos e incluem irritação nos olhos em ambientes com luz muito intensa como estúdios fotográficos por exemplo; cansaço visual que é causado tanto pelo excesso de luz quanto pela falta dela e distúrbios emocionais, uma vez que a ausência de luz pode aumentar a produção do hormônio do sono e causar cansaço no indivíduo. Uma má iluminação pode acarretar também problemas de pele, como no caso de trabalhadores que passam muito tempo expostos à luz azul que sai dos aparelhos eletrônicos e pode provocar queimaduras no rosto e câncer de pele.

TEMPERATURA
Para manter um ambiente agradável é preciso evitar o calor ou frio excessivo, porque ambos podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. A umidade causada pela má ventilação, por exemplo, pode causar problemas respiratórios.
Os estudiosos Masterton e Richardson criaram parâmetros que podem ser utilizados na hora de regular a temperatura do ambiente. Você pode analisar esses dados na tabela abaixo:

 

Para trabalhadores de frigoríficos ou outros locais onde não é possível haver ventilação natural, o uso de EPIs que regulam a temperatura corporal é essencial.


RUÍDOS
O som excessivo pode se tornar um problema ao longo prazo e gerar problemas como falta de audição temporária, enxaqueca e até surdez definitiva. O maior problema nesse caso é que a lesão auditiva é pouco perceptível, já que ocorre lentamente e só é percebida pelo trabalhador quando já é tarde demais.
No caso de trabalhadores de fábrica que ficam expostos ao som do maquinário pesado, o ideal é que um medidor de decibelímetro esteja instalado e que marque sempre abaixo de 80 decibéis. Em casos que isso não for possível, é necessário entregar fones de proteção para o colaborador.


POSTURA
Adequar a postura no ambiente de trabalho é o primeiro passo para evitar problemas no futuro, como DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) e LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Mesas e cadeiras que respeitam o tamanho do trabalhador e garantem segurança e conforto podem evitar tais problemas e assegurar um trabalho bem feito.
Além de oferecer assentos e mesas corretas, uma prática recomendada é a ginástica laboral, que já se mostrou muito eficiente para evitar lesões, aumentar a produção de serotonina e melhorar o fluxo do trabalho.
Pode parecer muita coisa, mas com a nossa ajuda fica muito mais fácil estabelecer essas e outras Normas Reguladoras na sua empresa. Entre em contato com a gente e vamos juntos tornar sua empresa mais segura: https://www.protcap.com.br/contato.


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