ERROS COMUNS NO USO DO TRAVA QUEDAS

18/07/2018

ERROS COMUNS NO USO DO TRAVA QUEDAS E SAIBA COMO EVITÁ-LOS

O trava quedas é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) muito importante no trabalho de indivíduos que têm funções a desempenhar em alturas elevadas, a exemplo de funcionários encarregados de limpeza e manutenção de fachadas, pintores em andaimes, eletricistas responsáveis pela manutenção de cabos elétricos, dentre muitos outros.

Caso você não esteja familiarizado com o conceito de EPIs, recomendamos a leitura de outros textos nossos onde discorremos sobre o que são e sua validade. Mas se você já está informado sobre esses tópicos, vamos agora nos aprofundar no uso do trava quedas, os principais erros cometidos em sua utilização e como evitá-los.

Quer aprender mais sobre esse assunto importantíssimo para a segurança do trabalho? Continue lendo esse texto!

O QUE É O TRAVA QUEDAS E COMO USÁ-LO APROPRIADAMENTE

O trava quedas trata-se de uma peça metálica que envolve a linha de vida – seja de aço ou corda convencional – que fica preso ao trabalhador por um cinturão similar ao utilizado por paraquedistas, ou seja, o objetivo é não deixar o corpo deslizar em hipótese alguma.

Ainda, no caso de o acidente realmente vir a acontecer e o colaborador despencar utilizando o EPI adequadamente, ele irá travar automaticamente, evitando qualquer tipo de impacto ou parada repentina que também podem causar danos ao mesmo.

Tendo em vista a importância desse item de segurança obrigatório para funcionários das alturas, você certamente está se perguntando como deve ser o uso correto do mesmo. Assim como luvas de látex existe sim toda uma técnica desenvolvida para o uso desse EPI.

Passo a passo para usar o trava quedas

  1.   Antes de acoplar a linha de vida, verifique a seta que indica o lado que deve estar voltado para o ponto de ancoragem, caso contrário o equipamento não será efetivo;
  2.   Verifique a forma correta de encaixar a linha de vida junto ao seu trava quedas. Isso é importante, pois cada modelo pode apresentar pequenas variações, de modo geral, após retirar um pino, o equipamento é dividido ao meio, onde a corda de segurança vai entre as partes que depois são remontadas e seguras com o pino;
  3.   Antes mesmo de afixar o EPI, verifique qual a espessura de cordas que o equipamento aceita para que o seu uso seja correto, evitando travamentos desnecessários quando a espessura da corda é maior, por exemplo;
  4.   Uma vez colocado de acordo com as especificações do fabricante, o colaborador está pronto para realizar o seu trabalho em qualquer altitude. Basta também se atentar as melhores configurações do EPI para o desempenho de sua função.

Agora que você já sabe que não existem muitos segredos na hora de usar o trava quedas, podemos dar prosseguimento ao nosso texto e falar sobre os principais erros ao usar esse EPI. Dessa forma, você fica ligado e não cometerá nenhum erro.

OS PRINCIPAIS ERROS NO USO DO TRAVA QUEDAS

  1.   Utilização de espessura inadequada

Um dos erros mais comuns no uso do trava quedas é o uso de cordas de segurança de espessura inadequada. Essa é, em especial, uma faca de 2 gumes: cordas mais grossas irão travar em demasia, impedindo a movimentação fluida do trabalhador enquanto cordas com mais finas do que o indicado não proporcionarão o travamento adequado em casos de necessidade.

  1.   Conferência do equipamento

O equipamento de segurança deve ser completamente verificado ainda no chão, antes mesmo de começar a escalar. Deve-se ter certeza que tudo está devidamente encaixado e que o travamento está funcionando apropriadamente, assim os problemas não serão identificados tarde demais.

  1.   Divisão do equipamento

Esse é um EPI, ou seja, é para proteção de um único indivíduo. O uso para mais de uma pessoa coloca todos em eminente risco de acidentes, uma vez que é possível que o aparelho não suporte o impacto do peso de duas pessoas. Ademais, a movimentação dos colaboradores também fica bastante comprometida.

  1.   Usar o cabo inadequado

Falamos sobre a espessura, mas não adentramos o tópico tipo de cabo. É normal vermos cordas de segurança feitas tanto de aço quanto de fibras e para cada uma dessas existe um trava quedas diferente e não intercambiáveis, isso é, não se pode usar o de corda em um cabo de aço e vice e versa.

Muito provavelmente você não conseguirá colocar uma corda em um trava cordas para cabos de aço, este, contudo, pode facilmente ser colocado em um EPI para cordas. Isso é perigoso, pois, ao ser acionado, a parte dentada responsável por prender a corda irá amassar o cabo de aço, arriscando inclusive o seu rompimento. Somente a título de informação, a parte responsável por prender o cabo de aço deve ser lisa.

  1.   Abrir o trava quedas durante a execução do trabalho

Absolutamente todas as verificações do equipamento de segurança devem ser feitas em solo, enquanto o colaborador ainda não está exposto ao risco. Fazer isso em qualquer outro momento expõe o funcionário ao risco de queda.

Agora que você já sabe como usar o trava quedas e os principais erros no que concerne a sua utilização, é hora de fazer todo o passo a passo corretamente e evitar acidentes que poderiam ser facilmente evitados.

Fique ligado para mais novidades sobre segurança no trabalho e mantenha-se seguro.

 


Blog