Glossário ST: CIPAMIN

04/09/2018

Glossário ST: CIPAMIN (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração)

Você que deseja saber mais sobre a Segurança do Trabalho não pode deixar de acompanhar esse conteúdo semanal, publicado toda terça-feira! Hoje, o tema tratado é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração, também conhecida pela sigla CIPAMIN.

A Norma Regulamentadora 22.36.7 define que empresas de mineração ou permissionárias de Lavra Garimpeira que admitam funcionários devem organizar e manter uma CIPAMIN.

Os funcionários que compõe a comissão devem ser, de preferência, dos setores mais suscetíveis aos riscos e acidentes da lavra. Eles devem sempre ser escolhidos por votação, sendo que as áreas que oferecem mais riscos devem ter os seus próprios representantes.

Dentre as principais atribuições da CIPAMIN, podemos citar:

  • Elaborar um mapa de risco da organização;
  • Discutir a elaboração e alteração do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) conforme a necessidade;
  • A realização de reuniões mensais durante o horário de trabalho;
  • Analisar acidentes e doenças profissionais ocasionais, para que possam ser solicitadas as medidas devidas;
  • Orientar os funcionários da empresa sobre riscos de acidente de trabalho e eventuais doenças ocupacionais;
  • Participar de inspeções de segurança no ambiente de trabalho;
  • Organizar, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração, também conhecida como SIPATMIN. Durante o evento, os colaboradores devem ser informados sobre as ações realizadas pela CIPAMIN e todos os resultados alcançados.

A comissão é importante para o bom funcionamento da empresa, oferecendo condições seguras para a execução das atividades de todos os colaboradores que compõe o quadro de funcionários.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que é e como atua a CIPAMIN ou queira sugerir algum tema para as próximas edições, entre em contato conosco por e-mail ou Facebook! Aproveite também para compartilhar o artigo em suas redes sociais.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

Acesse nosso Facebook 

 


Blog