Higienização dos EPIs

15/01/2020

Higienizar os EPIs colabora para mantê-los em boas condições de uso, além de prolongar a vida útil do equipamento. É essencial que os EPIs estejam em boas condições para que a proteção dos colaboradores não seja comprometida.

 

Dicas de higienização dos EPIs

 

O mais indicado é realizar a lavagem dos EPIs com sabão neutro, quando for lavável e utilizar produtos específicos para equipamentos que exigem uma limpeza mais complexa, como é o caso dos óculos de proteção. Não utilize produtos corrosivos ou abrasivos, pois, isso pode danificar o EPI. Considere o tipo de limpeza adequada para cada EPI, escolhendo entre água corrente, pano úmido ou papel absorvente.

 

Durante a higienização é importante tomar cuidado para não derrubar o EPI, evitando comprometer sua integridade. Após a lavagem, seque os materiais na sombra, pois, a exposição ao sol pode danificá-los, causando ressecamentos e rachaduras. Além disso, nunca guarde os EPIs molhados ou úmidos, pois, isso pode criar mofo e outras bactérias. Depois do uso, sempre guarde o EPI em um local seguro, protegido do calor e de umidade e também de objetos cortantes ou pontiagudos. Nos casos em que o EPI é descartável, realize o descarte em um local adequado.

 

É importante garantir que a higienização de todos os EPIs na sua empresa seja feita da forma correta. Para isso, é necessário respeitar as recomendações do fabricante que, de acordo com o item 6.8.1 da NR 6, letra k), deve:

 

k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização do EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original. (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010).

 

Cuidados específicos para cada tipo de EPI

Os cuidados gerais se aplicam a maioria dos EPIs, mas para realizar a higienização de cada EPI com eficiência, é bom estar atento aos cuidados específicos que cada material exige.

 

Capacetes de Segurança

Para realizar a limpeza dos capacetes, o indicado é passar um pano úmido todos os dias para retirar o excesso de poeira e outras sujeiras.

O capacete de segurança é um dos EPIs mais importantes para assegurar a vida dos colaboradores, por isso é necessário orientá-lo para avisar caso o produto esteja com defeito.

 

Protetores Auditivos

Se os protetores auditivos não forem descartáveis, é necessário lavá-los diariamente com sabão neutro, deixar secar na sombra e nunca guardar o EPI úmido.

 

Óculos de Proteção

A higienização dos óculos de proteção deve ser feita com sabão neutro ou detergente sempre que for necessário. Não é indicado utilizar esponjas na limpeza desse EPI, apenas as mãos. Para secar, basta utilizar papel toalha ou uma toalha macia, que não solte pelos.

 

Respiradores

O ideal é passar um pano úmido sobre o equipamento ao final de cada dia de trabalho para tirar o excesso de poeira e sujeira. Para secar, é só utilizar uma toalha ou papel toalha. É importante ressaltar que os filtros devem ser trocados sempre que necessário.

 

Luvas de Segurança

Quando a luva não é descartável, o correto é lavar o EPI ao final do dia com sabão neutro e deixar secar naturalmente.

 

Calçados de Segurança

Depois de usá-los durante o dia, o indicado é deixar o EPI arejar em local seco e na sombra. A lavagem completa deve ser realizada a cada 15 dias ou de acordo com recomendação do fabricante.

 

Uniforme

O uniforme nem sempre é considerado um EPI, mas também exige higienização. A lavagem deve ser realizada sempre que for necessário, além disso, o uniforme não deve ser usado fora do ambiente de trabalho.

 

A lavagem e limpeza correta dos EPI contribui para que os produtos tenham maior durabilidade e funcionem corretamente, garantindo a segurança dos colaboradores.

 

PARA TODOS OS MOMENTOS SEGUROS

 

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar dúvidas.

 

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

 

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog