Macacão Tychem TK nível A

13/06/2019

Se você tem o mínimo de experiência com equipamentos de proteção individual (EPI), já sabe que macacões fazem toda a diferença na hora de garantir a segurança do trabalhador.

Esse EPI oferece a maior proteção química da linha tychem e é o mais indicado para atividades onde a amônia é o principal risco. Muito disso se dá pela alta resistência e vedação completa do ambiente externo.

Curioso para saber um pouco mais sobre o macacão Tychem Nível A e suas aplicações? Continue lendo esse texto!

O MACACÃO TYCHEM NÍVEL A E SUAS APLICAÇÕES

Primeiramente precisamos deixar claro porque esse é um EPI extremamente resistente e confiável para o uso em ambientes de alto risco.

O macacão em si é fabricado em polietileno de alta densidade formando fibras contínuas em inúmeras camadas, resultando em um produto de alta densidade, durabilidade e resistência. E ainda possui tratamento antiestático para evitar acidentes.

Quanto ao visor, o mesmo possui tripla camada de PVC – TEFLON – PVC, garantindo a proteção do rosto do usuário.

Esse EPI pode ser utilizado para proteger o trabalhador contra produtos químicos sólidos e líquidos, principalmente aqueles que são corrosivos e atingem diretamente nosso sistema respiratório; isso sem mencionar no seu uso contra riscos biológicos.

É possível ver esses macacões em operações de emergência, como por exemplo uma contenção de vazamento de amônia.

Grande parte dessas aplicações se dá ao fato de esse ser um macacão que só pode ser utilizado quando combinado com equipamento autônomo de ar, aumentando ainda mais a proteção ao trabalhador.

CUIDADOS COM O MACACÃO TYCHEM

Assim como qualquer outro EPI, o funcionário deve ser devidamente treinado para o seu uso. Caso isso já tenha sido feito, é importante atentar-se a seguinte programação de manutenção:

  • O usuário deve verificar o macacão antes de cada uso e garantir que está íntegro;
  • Após o uso o EPI deve ser devidamente higienizado;
  • Deve-se submeter o traje a inflação após cada uso e uma vez por ano através do teste hermético;
  • Deve-se inspecionar o diafragma (válvula de exaustão) após cada uso e uma vez por ano;
  • O diafragma deve ser substituído a cada dois anos;
  • Os fechos devem ser lubrificados com parafina ou YKK Zippy Cool Lubricant conforme for necessário.

A forma de observar a integridade do macacão é através de uma lanterna na parte interna do mesmo. Ademais, o uso máximo indicado pelo fabricante é de 5 anos, após isso, recomenda-se que use a vestimenta somente para treinamentos.

O armazenamento deve-se dar em um local seco, escuro e isento de sujeiras. Fatores como luz do sol, temperaturas altas, fumaça, compressão sob pesos e bordas cortantes podem degradar o EPI.

Outro ponto é ficar atento ao tamanho correto do macacão, isso determina o nível de conforto ao realizar as tarefas que necessitam desse nível de proteção.

Quer saber mais sobre o Macacão Tychem TK nível A ou outros EPIs? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

 


Blog