Roupas frigoríficas em nylon

11/07/2019

As roupas frigoríficas em nylon são importantes Equipamentos de Proteção Individual utilizados por indivíduos que constantemente estão expostos a ambientes extremamente frios.

A temperatura em frigoríficos e câmaras frias, por exemplo, podem facilmente atingir -10 oC e, em alguns casos, pode até chegar a -30 oC, sendo assim, há a necessidade de um equipamento mais eficiente que simples casacos.

Curioso para saber mais sobre o papel das roupas frigoríficas nesses ambientes de trabalho? Continue lendo esse texto e vamos falar um pouco mais sobre esse tema.

A LEGISLAÇÃO E O USO DE ROUPAS FRIGORÍFICAS

Como já falamos acima, o os ambientes de trabalho refrigerados podem chegar até -30 oC. Essa característica certamente tem o potencial de causar um grande incômodo aos profissionais expostos a essa temperatura, sem contar o próprio risco à saúde.

Sendo assim a Norma Regulamentadora (NR) 36 traz em seu texto especificidades a respeito do conforto térmico dos trabalhadores:

36.9.5.1 Devem ser adotadas medidas preventivas individuais e coletivas - técnicas, organizacionais e administrativas, em razão da exposição em ambientes artificialmente refrigerados e ao calor excessivo, para propiciar conforto térmico aos trabalhadores.

36.9.5.1.1 As medidas de prevenção devem envolver, no mínimo:

[...]

  1. d) uso de EPI e vestimenta de trabalho compatível com a temperatura do local e da atividade desenvolvida;

Fica clara a responsabilidade do empregador de promover um ambiente de trabalho confortável para os seus empregados, incluindo do ponto de vista térmico. Sendo assim as roupas frigoríficas em nylon.

Talvez você também se pergunte se não há tecidos mais eficientes que o nylon na retenção do calor, só há outros pontos a serem levados em consideração também. O primeiro deles é que normalmente esse tipo de trabalho lida com carcaças de animais e a NR também prevê que:

36.9.4.3 Nas atividades que possam expor o trabalhador ao contato com excrementos, vísceras e resíduos animais, devem ser adotadas medidas técnicas, administrativas e organizacionais a fim de eliminar, minimizar ou reduzir o contato direto do trabalhador com estes produtos ou resíduos.

OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO IMPORTANTES

Além do EPI correto para proporcionar o conforto térmico adequado, é necessário fazer pausas regulares em locais com temperatura “normal”. O tempo dessa pausa varia de acordo com as horas trabalhadas:

  • Até 6h: 20 min;
  • Até 7h20min: 45 min;
  • Até 8h48min: 60 min.

Vale ressaltar que o rodízio de atividades também previsto na NR 36 não substitui o período de pausas que são imprescindíveis para a saúde do trabalhador.

PRONTO PARA GARANTIR UM AMBIENTE SEGURO?

Garantir um ambiente de trabalho seguro é uma obrigação de todo empregador. Sendo assim, adquirir e distribuir gratuitamente as roupas frigoríficas é uma boa prática necessária!

Quer saber mais sobre as roupas frigoríficas? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog