Lanterna Anti Explosão - Como escolher?

31/08/2020

Lanternas são equipamentos essenciais para o trabalho em espaços confinados.

Mas, já ouviu falar em lanternas anti explosão? Quando se trata de espaço confinado, todo detalhe importa. Isso porque, se for uma Área Classificada, por exemplo, além de todos os riscos comuns nestes ambientes, ainda há o risco de explosão. São nestes casos que a Lanterna Anti explosão deve ser utilizada e por este motivo saber escolhê-la é tão importante.

Na hora da escolha, além de contar com um fornecedor de confiança, você deve levar em conta quesitos, como:

  • Riscos do ambiente: as zonas perigosas levam em consideração a atmosfera do ambiente, e podem ser divididas entre: 0, 1 e 2 (risco por gases e vapores) e 20, 21 e 22 (risco por poeiras e fibras).

    Zona 0: mais perigosa. Atmosfera inflamável contínua ou por longos períodos.
    Zona 1: atmosfera explosiva ocasional, em condições normais de operação.

    Zona 2: atmosfera explosiva apenas em condições anormais de operação, por curtos períodos.


  • Tipos de lanterna para zona ideal: para cada zona de risco há uma lanterna ideal a ser utilizada. Essa indicação deve aparecer na embalagem, em marcações como as seguintes:

    1G ou Ga – zona 0
    2G ou Gb – zona 1
    3G ou Gc – zona 2

  • Certificação anti explosão: todo produto anti explosão deve ter uma certificação, e este mesmo documento já identifica para qual zona o equipamento é indicado.


  • Marca, tamanho e modelo ideais: confie em fornecedores que te entreguem produtos de qualidade, dentro das especificações que você precisa. Para isso, fale com a gente e conheça nossas soluções. Trabalhamos com uma grande variedade de produtos e marcas, nacionais e importadas, para garantir excelência em segurança do trabalho.

Para todos os tipos de ambiente, você pode ter certeza que a PROT-CAP tem a melhor solução em EPIs.


Blog