Manual da Segurança: Chuveiro Lava-Olhos

11/04/2019

Quando falamos sobre Equipamentos de Proteção Coletivo (EPC)s um dos primeiros que vem a mente é o chuveiro lava-olhos.

Esse equipamento é voltado a eliminar possíveis contaminantes da pele do indivíduo após um acidente de trabalho, não só da pele, mas também dos olhos através de um dispositivo direcional especial.

Está disposto a conhecer um pouco mais sobre esse EPC importantíssimo para inúmeros trabalhadores? Continue lendo esse texto, falaremos um pouco sobre as especificações técnicas, assim como os cuidados que deve ter com o chuveiro lava-olhos.

O CHUVEIRO LAVA-OLHOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

A presença do chuveiro lava-olhos é imprescindível em todos os laboratórios ou mesmo em outros locais de trabalho que lidem com substâncias químicas. O seu objetivo é eliminar ou diminuir consideravelmente os danos causados por derramamentos acidentais dessas substâncias no indivíduo, incluindo todo o seu corpo.

Caso você nunca tenha visto um chuveiro lava-olhos, este é um chuveiro normal, contudo, também há uma parte anexa que parede com uma pequena bacia com duas pequenas duchas apontadas para cima. Estas são os lava-olhos e não necessariamente precisam estar acoplados ao chuveiro, contudo, é interessante que esteja, facilitado o acesso a este EPC.

ALGUNS PONTOS A SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO

Como já é de se esperar, esse equipamento deve ficar em um local de fácil acesso para toda a equipe técnica do local e no máximo a 10 segundos de distância do risco de acidente químico.

Não somente, não deve ter absolutamente nada que obstrua o acesso, sejam portas, barreiras ou degraus. Muitas vezes o colaborador está com a visão comprometida e esses obstáculos podem e serão um grande empecilho - por isso a desobstrução do caminho faz toda a diferença.

Os esguichos dos lava-olhos devem estar protegidos por uma tampa que abram automaticamente no momento em que o equipamento for acionado. Não somente o acionamento deve se dar através de alavanca e em até 1 segundo. É muito importante se atentar a isso, pois alguns modelos não seguem essa especificação.

Assim como tudo em segurança do trabalho, todos os chuveiros devem ser sinalizados com placas verdes!

CUIDADOS COM O CHUVEIRO LAVA-OLHOS

Todos os chuveiros lava-olhos devem ser testados ao menos uma vez por semana, o lava-olhos deve ser avaliado de acordo com a altura do seu jato que deve estar entre 20 e 35 cm e a vazão mínima do chuveiro deve ser de 75,6 litros por minuto, já o lava-olhos deve ser de 1,5 litros por minuto.

Ademais, a vazão de água deve ser mantida por 15 minutos, o tempo necessário para um banho em caso de emergência. A água deve ser em temperatura ambiente ou morna (38 oC) e ser potável.

A água deve ser transparente, caso não o seja, deve deixá-lo funcionando até que passe a ser incolor.

Quer saber mais os riscos ambientais e sua classificação? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog