Manual da Segurança: Trava quedas

21/03/2019

O trava quedas é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) muito conhecido por aqueles que trabalham com o risco de queda. Mais precisamente, qualquer trabalho em altura deve ter um EPI que o apare em casos de queda, afinal de contas, muitas dessas situações têm o potencial de serem fatais.

Para deixar ainda mais claro quando esse EPI é necessário, tem-se como trabalho em altura qualquer atividade desempenhada há mais de 2 metros de altura quando não há nenhuma medida de prevenção de acidentes implementada.

Agora que você já sabe quando usar o trava quedas, vamos adentrar um pouco mais em suas características específicas.

O QUE É O TRAVA QUEDAS?

O trava quedas é um EPI que, como no próprio nome deixa transparecer, serve justamente para parar um indivíduo que venha a despencar. Ele é preso a uma linha de vida, que pode ser uma corda ou mesmo um cabo de aço.

A sua trava é automaticamente acionada no caso de impactos e movimentos rápidos, permitindo que o trabalhador se movimente normalmente, isso é, não atrapalhando o desempenho das funções do mesmo.

COMO UTILIZAR O TRAVA QUEDAS

A primeira coisa a se observar na hora de utilizar o trava quedas é o tipo de cabo que está sendo utilizado como linha de vida. Existem 2 tipos: corda ou aço e para cada um desses casos existe um tipo de EPI específico, dentado e liso, respectivamente.

Grande parte dos modelos devem ser abertos na hora de serem presos a linha de vida. Deve-se atentar ao lado correto, pois ele não funciona dos dois lados, isso porque um dos lados permite que o colaborador suba e outro irá travar em caso de impacto.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA O USO DO TRAVA QUEDAS

Existem algumas recomendações básicas para o uso seguro desse EPI assim como para a sua conservação:

  • Sempre antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar o dispositivo de travamento ainda em terra;
  • Antes de cada uso deve ser amplamente inspecionado.
  • Todos os funcionários que forem utilizar esse EPI devem ser devidamente treinados para essa finalidade;
  • Certificar-se que o funcionário com todos os componentes (roupas, EPIs, materiais de trabalho...) não passaram do peso máximo suportado pelo trava quedas;
  • Deve-se atentar ao ponto de ancoragem, sendo rígido o suficiente para servir para esse fim (NBR 15628);
  • Idealmente a trajetória da queda deve ser completamente desobstruída;
  • Atentar-se a espaços e situações que podem ocasionar uma queda lenta mais para que o trava quedas funcione;
  • Usar um absorvedor de energia ou mesmo uma linha de vida reserva para o caso de quedas muito próximas ao final da linha de vida;
  • Evite trabalhar acima do nível de ancoragem;
  • Não trabalhar onde objetos possam cair e atingir a linha de vida ou entrelaçar-se com a mesma.

Quer saber mais sobre o trava quedas ou outros EPIs? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog