Treinamentos ST: As melhores práticas

29/03/2018

TREINAMENTOS DE SEGURANÇA, QUAL O MAIS ADEQUADO PARA SUAS EQUIPES?

Pensar e planejar qual formato de treinamento é mais indicado para o tipo de risco a ser enfrentado é fundamental para que ele seja eficaz. E na área de saúde e segurança no trabalho a eficácia é medida justamente pelo número de acidentes evitados. Para falar sobre isso, na edição de maio de 2017 a CIPA conversou com o consultor e pessoa competente em proteção contra queda Fabio Cruz, diretor na HW TREINAMENTOS BRASIL, especializada em segurança do trabalho. Segundo ele, a escolha do melhor formato deve parti de uma decisão conjunta entre os responsáveis por todos os departamentos da empresa. Na entrevista a seguir, ele explica também como são estruturados os treinamentos, inclusive fala a respeito da norma norte-americana ANSI Z490.1, que fornece um padrão para criar, manter e avaliar um programa de treinamento de segurança. Confira:

 

Como a empresa pode identificar qual é o melhor formato de treinamento para sua equipe? Quais fatores devem ser considerados nesta escolha?


Para identificar qual o melhor formato é necessário que o Gestor de Treinamentos, o RH, a Segurança do Trabalho, a área de compras e todos os envolvidos nessa decisão conversem e, juntos, decidam qual o modelo ideal para cada tipo de treinamento, considerando qual é o público-alvo, o que dizem as normas quanto ao conteúdo e parte prática, quanto se pretende investir e, principalmente, quais são as necessidades e objetivos a se atingir com esse grupo que será instruído.

 

Qual sua opinião sobre a Nota Técnica do Ministério do Trabalho que barrou a realização de treinamentos em formato EAD?


Acredito muito na modalidade EAD para integração de novos funcionários, curso de reciclagem em que não é preciso uma parte prática, necessidades gerais de treinamentos de segurança, trabalhadores remotos ou com horários irregulares e necessidades de formação de segurança básica que são estáticos etc. Não acredito que essa modalidade funcione para cursos de assuntos complexos e que exigem treinamentos com parte prática, por isso concordo com a Nota Técnica.

Várias são as normas que exigem treinamentos obrigatórios. Apesar de alertar os trabalhadores sobre diferentes tipos de risco, há algum elemento em comum nesses treinamentos?
Sim, na verdade existem muitos elementos em comum que podem servir para diversos treinamentos, desde que seja feita a adaptação correta. Entre eles, posso citar: percepção de risco e perigo, primeiros socorros e LOTO, entre outros que são exigidos por diferentes NRs; entre elas NR-10, NR-13, NR-33 e NR-35.

 

Como é possível avaliar a eficiência de um treinamento, visto que cada indivíduo aprende e apreende informações de maneiras distintas?


Digamos que avaliar é a parte mais difícil e não podemos considerar a prova como o único critério de avaliação. Deve haver uma análise e seleção de um método de ensino adequado ao público-alvo e aos objetivos; os instrutores os métodos de ensino que possam atingir os participantes de todos os níveis de habilidade ou de alfabetização; e os estilos de aprendizagem e níveis de experiências utilizando um conjunto diversificado de estratégias de ensino, entre outros. Além disso, os treinamentos devem ser adaptados para abranger uma ampla gama de níveis cognitivos. Sendo assim, a avaliação do treinamento deverá ser realizada regularmente (de preferência depois de cada aula) usando um modelo padrão. Na HW Treinamentos utilizamos quatro níveis durante a avaliação: 1) reação, quando se avalia como os alunos se sentiram quanto ao treinamento e medimos as percepções imediatas do participante quanto à qualidade e utilidade do treinamento; 2) aprendizagem, em que é avaliado o que o participante “pensa”, medindo as habilidades, conhecimentos, ou a atitude que o participante mantém como resultado do treinamento; 3) comportamento: a empresa contratante deve avaliar o que o indivíduo “faz” - essas avaliações são normalmente realizadas de três a seis meses após o treinamento por observação direta, testes ou pesquisas (escrito ou eletronicamente) ou por meio de entrevistas; 4) resultados: identifica os impactos organizacionais que são alcançados devido ao que os participantes aprenderam com o treinamento.

 

Como são estruturados os treinamentos de SST baseados na norma americana ANSI Z490.1 e por que é importante adotá-la?


Intitulada como “Critérios para as práticas em treinamentos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente”, a norma ANSI Z490.1 fornece um padrão para criar, manter e avaliar um programa de treinamento de segurança. Essas práticas e diretrizes irão fornecer métodos padronizados e critérios aceitáveis que facilitarão a compreensão dos
temas pelos alunos. Os elementos de um programa de treinamento eficaz incluem equipe capacitada, recursos e instalações, desenvolvimento específico para as necessidades do público-alvo, avaliações e como devem ser feitos os registros. Adotando essa metodologia, o treinamento deve ser desenvolvido, entregue e avaliado de maneira que
as necessidades de treinamento do público-alvo e quaisquer barreiras à compreensão sejam abordados pelo programa.

 

De maneira geral, qual tipo de abordagem/método acaba sendo mais eficiente nos treinamentos de SST?


A abordagem mais eficiente nos treinamentos de SST é o modelo “in company”, personalizado e adaptado à realidade dos alunos, em que a conscientização é a chave para o sucesso. Primeiramente, deve-se apresentar o risco, quais as consequências em caso de acidente, quais são as medidas de proteção adotadas pela empresa e, por último, somente por último, falar sobre as normas, pois fica muito mais fácil a compreensão quando o aluno entende os riscos e as consequências de não se proteger.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TREINAMENTO

O instrutor Fabio Cruz fez uma comparação entre a eficácia dos treinamentos “in company” e os realizados, por exemplo, em centros credenciados fora da empresa. abaixo, ele listou as vantagens e desvantagens de cada tipo de treinamento.

 

1. Treinamento Online / Webinar

Vantagens:
i. Conveniência de tempo
ii. Sem custo de viagem
iii. Múltiplas localizações
iv. Facilidade em repetir
v. Fácil de compartilhar

Desvantagens:
i. Não é eficiente em assuntos complexos
ii. Não funciona onde é exigido treinamentos com parte prática
iii. Difícil de avaliar a participação dos alunos
iv. Conteúdo não pode ser ajustados
v. Problemas técnicos podem interromper o treinamento

Custo: $

 

2. Treinamentos de Classe Aberta

Vantagens:
i. Localização fora da empresa elimina distrações
ii. Instrutores Experientes
iii. Conexão pessoal entre os instrutores e alunos
iv. Oportunidade para os alunos ampliarem o seu network
 Desvantagens:
i. As despesas de viagem para os funcionários
ii. Participantes podem ter diferentes níveis de conhecimento
iii. Velocidades de aprendizagem e estilos diferentes entre os alunos pode ser mais difícil de
gerir

iv. Não é eficiente onde equipamentos e sistemas utilizados pelos participantes são
diferentes do utilizado no treinamento

Custo: $$$

 

3. Treinamentos “In Company” – padrão (não adaptado)

Vantagens:
i. Menos tempo do aluno fora do trabalho
ii. Sem custo de viagem
iii. Interação do grupo
iv. Treinamentos privados podem incluir exemplos específicos da empresa


Desvantagens:
i. Distrações do trabalho podem afastar o aluno da sala de aula
ii. Os alunos não poderão interagir com funcionários de outras empresas
iii. Ausência de local para prática pode limitar a aprendizagem

Custo: $$$$


4. Treinamentos “In Company” – personalizados (adaptados à realidade dos alunos)

Vantagens:
i. O conteúdo pode ser adaptado para todas as indústrias e atividades
ii. O treinamento pode ser programado conforme a necessidade da empresa, maximizando a
produtividade
iii. Economia de tempo, obtendo qualidade de treinar exatamente o que os funcionários
precisam
iv. Instrutores especializados podem fornecer práticas de aprendizagem no local do trabalho
usando os equipamentos da própria empresa

Desvantagens:
i. Custo um pouco mais elevado
ii. Impossibilidade de os alunos ampliarem a sua network

Custo: $$$$$


Blog