NR 26: saiba como cumpri-la em sua empresa

10/01/2020

A "NR 26 - Sinalização de Segurança" determina padrões em relação ao uso de cores para sinalização de riscos no local de trabalho. As cores utilizadas para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.

O uso das cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes e deve ser o mais reduzido possível, para não causar distração, confusão e fadiga ao colaborador. Seguir a norma NR 26 é obrigatório, pois as indicações de perigos e guias de localização são fundamentais para proteger o colaborador no ambiente de trabalho.

Com a utilização das cores, os colaboradores conseguem identificar os riscos, de forma mais simples e rápida. Conheça o significado de cada uma delas abaixo:

Vermelho: identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. A cor não deve ser utilizada na indústria para representar perigo, pois possui pouca visibilidade quando comparada ao amarelo e ao laranja.

Laranja: indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos, parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos, botões de arranque de segurança, dispositivos de corte, borda de serras e prensas, dentre outros.

Amarelo: serve para indicar cuidado, por isso é utilizado para sinalizar locais onde há riscos de tropeços ou em que as pessoas possam bater contra algo. Também é usada em equipamentos que se deslocam, como os veículos industriais. Para melhorar a visibilidade da sinalização, podem ser utilizadas listras verticais ou inclinadas e quadrados pretos sobre a cor amarela.

Verde: serve para representar segurança, sendo usado em entradas de salas de emergência, chuveiros de segurança, macas e etc.

Azul: indica "Cuidado!", sendo utilizado em avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço.

Branco: usado em faixas de localização, direção e circulação.

Preto: usado para indicar canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Além disso, pode substituir o branco, ou ser combinado a ele, quando condições especiais o exigirem.

Respeitar as normas e regulamentações é essencial para garantir a proteção dos colaboradores e manter um ambiente de trabalho mais seguro.

PARA TODOS OS MOMENTOS SEGUROS

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e receber sempre em primeira mão, informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog