Glossário ST: CID

20/11/2018

CID (Classificação Internacional de Doenças)

A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças ou CID) é uma relação de códigos de doenças e problemas de saúde. Ela é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o objetivo é padronizar uma codificação para que seja a mesma no mundo todo.

Trata-se, portanto, de uma base para padronizar diagnósticos tanto para fins clínicos como de pesquisa. A CID engloba as doenças, distúrbios, lesões, sintomas etc., numa listagem abrangente, com códigos individuais para cada estado de saúde ou categoria.

Assim, a CID permite:

  • armazenar, recuperar e analisar informações de saúde para desenvolvimento de diagnósticos e tomada de decisões baseadas em evidências;
  • compartilhar e comparar informações de saúde entre hospitais, regiões, cidades, países etc;
  • comparar dados em um mesmo local em diferentes períodos de tempo, a fim de examinar a evolução de uma doença ou disfunção, por exemplo;
  • monitorar a incidência e prevalência de doenças, observando a aplicação de recursos e diretrizes de segurança e qualidade;
  • avaliar os fatores que influenciam o estado de saúde e as causas externas das doenças.

A primeira edição da classificação ficou conhecida como Lista Internacional de Causas de Morte, e foi adotada pelo Instituto Internacional de Estatística, nos Países Baixos, em 1893.

A responsabilidade foi repassada para a OMS em 1948, quando a organização publicou a sexta versão, ou CID-6. Mais tarde, a CID foi regulamentada para que todos os países membros utilizassem sempre a versão mais atualizada, de forma que se registrassem os avanços na ciência e medicina ao longo do tempo.

A CID-10, que é a versão corrente, foi endossada em 1990, na 43ª Assembleia Mundial da Saúde. É utilizada em mais de 20 mil artigos científicos e por mais de 100 países em todo o globo.

Uma nova versão, a CID-11, foi lançada recentemente, em 18 de junho de 2018. Mas ela ainda será submetida à avaliação na 144ª Reunião do Conselho Executivo em janeiro de 2019, também na 72ª Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2019, quando será endossada. Ela só substituirá finalmente a CID-10 em 1º de janeiro de 2022. Sua primeira versão só é liberada com antecedência para que os países membros tenham tempo para se preparar para a implementação, incluindo traduzir a nova CID para seus idiomas.

Quer saber mais sobre a CID ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

 


Blog