Glossário de Segurança do Trabalho: RENAST

09/10/2018

Glossário de Segurança do Trabalho

Dando sequência a nossas terças-feiras com expressões relacionadas à Segurança do Trabalho, o tópico de hoje é: RENAST, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, cujo próprio site define como “uma complexa rede que se concretiza com ações transversais, que incluem a produção e gestão do conhecimento, e todos os níveis e ações definidas.”

A Renast é uma rede criada há 16 anos, articulada entre o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que busca garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores, através da disseminação de ações de vigilância, prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Ela está integrada ao SUS, por meio dos CERESTs – Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.  

Atualmente, são mais de 200 CERESTs, além de uma gama superior a 1.500 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, capazes de diagnosticar e registrar junto ao SINAN-NET (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) as doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Com a RENAST, as ações em saúde do trabalhador se inserem nos Planos de Saúde de todas as esferas – nacional, estaduais e municipais – considerando promover serviços de média e alta complexidade desde o âmbito local e regional.

Com a definição da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em 2005, a rede passou a ser a principal estratégia da organização da ST no SUS, sob a responsabilidade da então Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, hoje Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador, CGSAT.

A atuação da RENAST via CERESTs têm o propósito de diminuir o número de vítimas decorrentes de acidentes e de doenças relacionados ao trabalho, através de prevenção e vigilância. Além do ganho principal, que é a redução nas mortes e incapacitações, estados e municípios minimizam gastos com assistência, previdência ou indenizações.

Quer saber mais sobre a RENAST ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br


Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog