Por que o treinamento é importante?

17/10/2018

Por que o treinamento em segurança do trabalho é importante?

Segurança no trabalho é um assunto cada vez mais relevante, pois cada vez mais pessoas tem aberto seus olhos para o seu ambiente de trabalho e os órgãos de fiscalização e legislação estão também mais preocupados com a saúde do trabalhador em seus mais diversos âmbitos.

Mas isso não é algo somente importante para o trabalhador, a empresa também se beneficia das ações de segurança no trabalho e muito. Dessa forma, investir no treinamento em segurança do trabalho é somente uma atitude natural.

Quer saber mais sobre esse treinamento e porque o trabalhador deve dar crédito a isso? Continue lendo esse texto, adentraremos mais nesse assunto.

O QUE É TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O treinamento em segurança do trabalho nada mais é que a determinação de papéis e seus deveres, sejam os empregados ou os empregadores, ou seja, podemos inferir que esse é um processo de educação que serve para um alinhamento de deveres entre todas as partes presentes na empresa.

Mas além disso, que é uma significação mais ampla do treinamento, este tem como principal função proporcionar os conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento normal das atribuições do trabalhador. Isto é, de forma a eliminar os riscos aos quais ele está submetido.

É importante lembrar que cada ocupação oferece um risco e os treinamentos devem abordá-los de forma específica. Ou seja, pessoas que trabalham em escritório deverão ter treinamentos voltados aos exercícios laborais voltados a diminuir os riscos de passar o dia inteiro digitando ou mesmo sentado.

É fácil ignorar as necessidades específicas desses trabalhadores em específico, especialmente quando muitos desses ambientes de trabalho não exigem a presença de um profissional de saúde do trabalho.

Seja um secretário ou seu gestor, é absolutamente necessário estar sempre atento às necessidades específicas de cada colaborador.

Outro exemplo bastante esclarecedor da especificidade do treinamento são aqueles voltados para trabalhos em alturas. Existe toda uma legislação que regulamenta como essa tarefa deve ser feita e o trabalhador deve estar por dentro de todos os pormenores.

VANTAGENS DO TREINAMENTO

Como já enfatizamos acima, o treinamento em segurança do trabalho é algo que beneficia tanto o empregador quanto o empregado, de forma distintas, mas ainda assim necessária.

Para a primeira parte, o empregador, vai além de uma obrigação legal para com seus funcionários, evitando assim retaliações dos órgãos reguladores. Trata-se da instauração de um clima de segurança, evitando inúmeros problemas que podem surgir ocasionados por descuidos dos colaboradores.

Quando falamos sobre o empregado, a argumentação a respeito da importância do treinamento é muito mais fácil, afinal, é um direito básico ter as informações para desempenhar as suas funções de forma segura. E não somente, também ter completa ciência de todos os riscos que está exposto ao fazê-las.

Falando de forma mais direta sobre as vantagens, podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria no clima empresarial;
  • Melhoria na qualidade dos serviços;
  • Redução dos índices de acidente de trabalho;
  • Motivação para criação e manutenção da cultura de segurança do trabalho;
  • Contribuição para o ensino contínuo dos funcionários.

Tendo em vista todas essas vantagens, não é complicado entender o porquê de uma empresa deve investir no treinamento de segurança do trabalho. Já consegue responder por si porque essa capacitação é tão importante?

Bem, agora vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto e explorar outras facetas.

COMO FAZER UM TREINAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO?

Entender a importância do treinamento de segurança do trabalho é algo relativamente simples, contudo, como executá-lo dentro de um ambiente empresarial de forma efetiva, gerando todas as vantagens citadas anteriormente.

Primeiramente, existem alguns passos que devem ser tomados em todo e qualquer treinamento e farão toda a diferença:

  1. Levantamento do histórico da empresa, desde o seu nascimento, até os dias atuais. Isso é importante para destacar todo o caminho percorrido, gerando empatia na audiência;
  2. Apresentação da política de segurança interna da empresa associando com as normas vigentes;
  3. O objetivo daquele momento;
  4. Explicar o conceito de segurança do trabalho e acidente de trabalho;
  5. Apresentar os riscos contidos no ambiente de trabalho fazendo um paralelo com as funções e a infraestrutura;
  6. Introduzir as práticas adequadas: técnicas para o desenvolvimento das atividades e obrigação do uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC).
  7. Resumo em forma de esquema e/ou apostilas de estudo.

É interessante realizar apresentações interativas a fim de garantir não só a atenção como o engajamento de todos os trabalhadores. Não somente, é importante a presença dos colaboradores de todos os âmbitos da gestão a fim de estimular os funcionários.

OS TIPOS DE TREINAMENTO

Claro, o treinamento pode ser realizado em diversos momentos e abordar diversos pontos do trabalho, sendo assim, seguem os tipos mais comuns de treinamento:

  • Admissional

Ao contratar um novo funcionário, ele é apresentado ao ambiente de trabalho e também aos instrumentos, EPIs, EPCs e riscos que conviverá em seu dia a dia.

  • Conscientização

Nunca é demais reforçar a necessidade de seguir as normas de segurança, não é mesmo?

  • Análise de risco

Nesse tipo há o gerenciamento dos riscos e a criação de soluções para a neutralização e/ou diminuição dos mesmos.

  • Ergonomia no trabalho

A ergonomia é um assunto bastante complexo e estuda a relação do homem e seu instrumento de trabalho, visando a otimização da mesma de forma a garantir a segurança do trabalhador.

Esses são somente alguns exemplos, contudo, podem ser muito mais abrangentes ou muito mais específicos, depende somente da necessidade momentânea.

Quer saber mais sobre os treinamentos de segurança ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas. Por último, não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog