Proteção química: Vestimentas especiais

31/07/2020

As vestimentas de proteção são Equipamentos de Proteção Individual utilizados por vários tipos de profissionais para evitar o contato do corpo com material tóxico, eletrizado ou cortante. Também aparecem em situações que pedem proteção térmica contra o frio, chuva ou outras condições externas que podem afeta-lo sua jornada de trabalho.

Dentro deste cenário, daremos destaque para as vestimentas de proteção química, indicadas para quem trabalha com químicos perigosos como forma de prevenir o contato com substâncias e partículas nocivas à saúde/pele - muitas delas possuem até mesmo tecido antibacteriano. EPIs essenciais para muitos trabalhadores, essas vestimentas precisam de atenção na hora da escolha. Aí vão algumas dicas essenciais:

1. Escolha vestimentas indicadas para a função em questão.

Cada segmento exige uma roupa de proteção distinta.

2. Garantam todos os EPIs necessários.

Se além da roupa o profissional precisar de outros equipamentos adicionais, estes devem ser oferecidos pela empresa, assim como as vestimentas, em todas as jornadas de trabalho.

3. Não substitua as roupas por outros EPIs.

Embora muitas roupas sejam parecidas, elas tem funções diferentes. Não vale improvisar com alguma que não seja a indicada para a função.

4. Atente ao prazo de validade desse EPI.

De olho na validade! Alguns EPIs podem ser usado apenas por um curto período e precisam ser substituídas com frequência. Se houver algum dano, a troca é obrigatória, mesmo dentro do prazo estipulado.

5. Siga sempre as instruções do fabricante.

O manual de uso das vestimentas de proteção devem ser seguidos à risca. O fabricante sabe e indica tudo o que você precisa saber para garantir que os EPIs tenham alta performance na proteção dos trabalhadores.

6. Confie em seu fornecedor de EPIs.

Quando confiamos em quem nos protege, não importa o desafio. Conte com a Casa do EPI como sua parceira na entrega de todas as soluções que sua empresa precisa em Segurança do Trabalho.

 

Quer saber mais? Podemos te ajudar? É só falar com a gente!


Blog