Importância das relações humanas no trabalho

28/10/2021

Qual a importância das relações humanas no trabalho?

Fundamentais para promover um clima organizacional produtivo e harmonioso, as relações humanas no trabalho estão intimamente associadas à construção de um ambiente positivo e condições favoráveis para o exercício da profissão. Não há nada melhor do que cultivar relações amistosas em um local tranquilo onde todos os colegas respeitam uns aos outros, certo?

Como essas relações acontecem e de que forma interferem no ambiente de trabalho?

As relações humanas no trabalho ocorrem, por exemplo, quando:

-Um líder estipula atividades para a sua equipe; -Uma reunião é realizada;
-Um feedback é entregue;
-Ideias são expostas;

-Há divergência de opiniões que estabelecem a riqueza de um debate.

Se você pensa que este estudo é novo, está enganado. Essa teoria é antiga e surgiu no ano de 1930 a partir de um estudo realizado na fábrica de Hawthorne Works, localizada no estado de Illinois, Estados Unidos. Através da mudança de parâmetros frente ao comportamento dos funcionários, foi constatado que as relações humanas elevam a produtividade de uma equipe.

Já a falta de sintonia entre o time pode gerar uma série de problemas e até evoluir para um estado crônico de estresse e desmotivação, afetando a produtividade no trabalho e a saúde mental.

Desrespeito, arbitrariedade, falta de empatia e competitividade, são os principais responsáveis pelas más relações humanas no ambiente corporativo.

Como promover as relações humanas no trabalho?

Elaborar um plano de carreira que envolva a todos os profissionais, estimular a voz ativa na empresa através de feedbacks, realizar treinamentos para aumentar a inteligência emocional e criar campanhas de conscientização à diversidade no trabalho, são algumas das opções.

Sendo assim, cultivar o respeito aos colegas, ter paciência e acolhimento, são os outros pontos que o setor de RH — em conjunto com a liderança da empresa — devem se inspirar para valorizar essas relações garantindo que os colaboradores estejam engajados com as atividades e, assim, diminuir a rotatividade dos funcionários.


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