Glossário ST: Risco Físico

22/05/2018

Glossário da Segurança do Trabalho: Toda terça-feira, neste horário (11h), você verá uma nova palavra em destaque para complementar e aprofundar seu vocabulário nesse vasto campo da segurança do trabalho.

Na edição de hoje, entenderemos melhor o que são: Riscos Físicos

É considerado risco físico todo agente que depende do ar para se propagar mecanicamente e, dessa forma, afetar negativamente o colaborador no ambiente de trabalho.

Os riscos físicos mais comuns são: ruídos, vibrações, temperaturas excessivas, pressões anormais, radiações, umidade,  que interferem diretamente, ou indiretamente, na saúde e bem-estar do trabalhador.

Ruídos, geralmente são causados pelas máquinas e equipamentos utilizados nas empresas dentro dos processos de produção, e algumas vezes, podem ser excessivos, podendo causar a curto, médio ou longo prazo, danos à saúde do colaborador exposto. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar-se imediatamente ou gradualmente.

A prevenção pode ser feita isolando-se a fonte de ruídos ou com revezamento de pessoal e o uso de EPI (protetor auricular). É recomendado que os colaboradores façam exames audiométricos periodicamente.

Vibrações, também ocasionadas por máquinas e equipamentos, podem ser prejudiciais a saúde do operador, afetando diretamente o corpo, articulações e ossos e podendo desencadear osteoporose, problemas de coluna e causar alterações nos nervos ou articulações dos membros afetados.

É possível prevenir tais danos o revezamento de colaboradores na operação de tais máquinas para limitar o tempo de exposição de cada um.

Temperaturas excessivas, tanto frio quanto calor, pode causar danos à pele (feridas, rachaduras e até necrose), doenças reumáticas, respiratórias e comprometimento do sistema locomotor, desidratação, problemas locomotores (câimbras, fadiga), problemas circulatórios, distúrbios psiconeuróticos, insolação e desmaios.

As medidas de proteção coletiva cabíveis são isolamento da fonte de calor (quando possível) e ventilação adequada, e também, sem sombra de dúvidas, é indispensável o uso de de EPIs (botas, luvas especiais, capuz e avental).

Pressões anormais, sejam elas altas ou baixas, também podem ser extremamente nocivas à saúde do trabalhador, podendo causar ruptura do tímpano quando o aumento de pressão for brusco e a liberação de nitrogênio nos tecidos e vasos sangüíneos e morte. Como prevenção, há necessidade de cuidadosa descompressão. Esse procedimento garante que o trabalhador não sofra com o rompimento do tímpano e até a morte pela súbita liberação do nitrogênio dos vasos sanguíneos e outros tecidos corporais.

As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são situações insalubres e devem ter a atenção dos prevencionistas por meio de verificações realizadas nesses locais para estudar a implantação de medida de controle.

A exposição do trabalhador à umidade pode acarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.

Para o controle da exposição do trabalhador à umidade podem ser tomadas medidas de proteção coletiva (como o estudo de modificações no processo do trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteção individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).

Exposição à radiações, também é um risco físico que pode causar danos sérios à saúde do trabalhador exposto, e seus efeitos são perturbações visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, lesões na pele, etc.

Pode-se evitar tais danos com:

Medidas de proteção coletiva: isolamento da fonte de radiação (ex: biombo protetor para operação em solda), enclausuramento da fonte de radiação (ex: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de raio-x).

Medidas de proteção individual: fornecimento de EPI adequado ao risco (ex: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador , óculos para operadores de forno).

Medida administrativa: (ex: dosímetro de bolso para técnicos de raio-x).

Medida médica: exames periódicos. 

Tem algum termo específico que gostaria de ver na semana que vem? Sugere pra gente nos comentários do facebook, seu pedido será atendido!




Blog