SIPAT: o que você precisa saber

16/12/2019

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - Tudo o que você precisa saber para organizar o evento na sua empresa

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, em que ocorrem programas de prevenção e conscientização dos funcionários de pequenas, médias e grandes empresas sobre acidentes e doenças no ambiente do trabalho.

Como funciona a SIPAT?

Por norma, o evento deve acontecer uma vez ao ano, durante uma semana, em horário comercial. Além disso, deve ser organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o apoio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do trabalho (SESMT).  A CIPA é composta por funcionários que fiscalizam e desenvolvem soluções para a diminuição dos riscos de acidentes de trabalho. E o SESMT é formado por especialistas na área do trabalho, sendo um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um técnico de segurança e um engenheiro de segurança do trabalho. 

Como organizar o evento na sua empresa? 

Para organizar o evento na empresa é necessário planejar com antecedência todas as ações que serão desenvolvidas durante a SIPAT. Por esse motivo comece a planejar cerca de 6 meses antes da data do evento. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle do que será feito, pois há mais tempo para pensar nas atividades, distribuir o trabalho entre a equipe e negociar orçamentos, deixando tudo mais ágil, eficiente e barato. 

Antes de definir o cronograma de atividades, é interessante conversar com os colaboradores para entender que tipo de problemas afetam o cotidiano na empresa e a partir das respostas, formular um evento que esteja mais alinhado com as necessidades dos colaboradores e da empresa no momento. O evento se torna mais autêntico e passa a ter um impacto real na qualidade do trabalho, podendo solucionar dificuldades que antes estavam atrapalhando o rendimento dos colaboradores.

Registrar as atividades é outro ponto importante, pois isso ajuda a empresa a comprovar que está respeitando a lei e cumprindo com suas obrigações. Reunir todas as informações sobre o desenvolvimento do evento em uma ata, guardar o cronograma de atividades e recolher as assinaturas dos participantes em uma lista de presença são boas maneiras de manter um registro de todo o evento.

Quer saber mais sobre como organizar a SIPAT na sua empresa? Leia nosso e-book sobre o assunto!

PARA TODOS OS MOMENTOS SEGUROS

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.

 


Blog