Trabalho em marmoraria

14/08/2020

Se você trabalha em marmoraria, sabe que é pr eciso atenção às am eaças que o ambient e oferece aos profissionais.
Entre os principais riscos, estão:


* Desbaste e lixamento. São procedimentos que geram altas concentrações de poeira, capaz de gerar doenças respiratórias. Quando a poeira contém sílica cristalina, o problema se torna ainda mais grave, podendo causar uma doença chamada silicose. A silicose é uma doença pulmonar incurável.


* Serras de corte e processos de acabamento. A utilização das serras para corte e ferramentas manuais geram muito ruído. A exposição permanente ao ruído pode provocar a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).


* Processos de acabamento. A utilização de ferramentas manuais motorizadas (esmerilhadeiras ou lixadeiras-angulares, esmeris retos e serras-mármore) produz muita vibração, principalmente nas mãos e braços dos trabalhadores.


* Agentes químicos. Quanto à utilização de produtos químicos encontrados em colas, massas plásticas, ceras e outros produtos, é recomendado utilizar solventes à base de água, realizar operações de colagem em ambiente bem ventilados e só manipular os produtos de acordo com as recomendações do FISPQ*.

 

Mas, evitar esses riscos não é uma tarefa dif ícil. Com os EPIs certos, os colaboradores poderão encarar as jornadas de trabalho de forma segura.

Aqui na Casa do EPI garantimos uma enorme variedade de marcas e produtos, como protetor respiratório, vestimenta de proteção contra umidade (para operações com água), óculos de segurança, protetor auricular e mais.


Quer saber mais? Fale com a gente!


Blog