Trava-quedas retrátil: manutenção

12/11/2019

Trava-quedas retrátil: quando realizar a manutenção?

O trava-quedas retrátil é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado para trabalhos em altura. É um dispositivo com um sistema retrátil que proporciona maior mobilidade ao trabalhador, permitindo a realização do trabalho com mais tranquilidade e segurança. O sistema de freios é ativado quando a velocidade de queda chega a 1,4 metro por segundo, o travamento rápido diminui a força do impacto, que será absorvida pelo corpo.

Manutenção preventiva

A ABNT n.º14628, “Trava-quedas retrátil”, determina que o item deve ser enviado para revisão pelo fabricante ou empresa por ele indicada. A manutenção desse equipamento deve ser realizada a cada 12 meses, sendo que em alguns casos, os ajustes devem ser realizados antes mesmo desse período. O desgaste causado pelo uso, pode interferir no desempenho do equipamento, tornando-o ineficiente em casos de queda. Apenas o fabricante ou empresa autorizada podem realizar a manutenção e emitir certificado de revisão.

Verificação diária

Além da manutenção preventiva, é necessária uma verificação diária para se certificar de que tudo está funcionando corretamente no equipamento. Os testes incluem conferir se o cabo de aço, mosquetão e caixa estão em bons estados de conservação, checar o indicador de impacto, averiguando se foi rompido e testar o sistema de freio com um pequeno impacto para analisar se o EPI está funcionando do modo esperado.

É responsabilidade da empresa fornecer os EPIs aos seus colaboradores e cuidar para que a manutenção seja feita sempre que necessário. É fundamental realizar os ajustes anualmente, para que o trava-quedas retrátil esteja sempre em condições de uso ideal e não ofereça nenhum risco ao colaborador.

Com cuidados simples é possível evitar acidentes graves.

PARA TODOS OS MOMENTOS SEGUROS

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog