A importância de uma análise ergonômica

12/02/2019

Ergonomia é um assunto que pode facilmente passar despercebido quando o assunto é segurança do trabalho. Trata-se de um investimento no capital humano, providenciando o conforto mínimo para que os colaboradores possam desempenhar o seu trabalho de forma fluida.

Não somente no quesito produtividade, ergonomia no trabalho é algo fundamental e exigido pela legislação de segurança do trabalho (NR 17). Esse quesito vai muito além do simples conforto, envolve também outros fatores como o desenvolvimento de doenças laborais.

Por conta desta importância criamos esse texto a fim de trazer em pauta a análise ergonômica no ambiente de trabalho, assim como seus benefícios.

A ANÁLISE ERGONÔMICA

Engana-se quem pensa que a análise ergonômica é algo simples, ela irá buscar, identificar, averiguar e aferir todas as funções de todos os equipamentos e objetos utilizados pelos trabalhadores.

A finalidade dessa pesquisa é a medição dos impactos que a utilização desses equipamentos a longo prazo pode trazer para a saúde do trabalhador.

Resumindo, nessa análise todos os riscos ergonômicos são averiguados, desde a cadeira do escritório e a britadeira da obra até a temperatura e iluminação do ambiente como um todo, afinal de contas, os colaboradores devem trabalhar confortavelmente para desempenhar o seu ofício..

A LEGISLAÇÃO E A ANÁLISE ERGONÔMICA

A ergonomia como um todo é completamente regulamentada pela Norma Regulamentadora (NR) 17. Esta estabelece as condições mínimas para o ambiente de trabalho, seja no âmbito físico ou mental dos trabalhadores. O foco está em proporcionar um ambiente seguro e confortável.

Além disso, fica definido em seu artigo 17.1.2 que “para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora”.

Sendo assim, fica claro o papel do empregador quando o assunto é segurança do trabalho e ergonomia.

Os benefícios da análise ergonômica

Falar sobre a importância pode ainda ser um pouco genérico, sendo assim, abordaremos diretamente os benefícios visíveis para o gestor:

  1. Melhor produtividade: com melhores condições de trabalho também são apresentados melhores resultados, não somente, os funcionários sentem-se valorizados;
  2. Redução das faltas: doenças ocupacionais famosas como LER e DORT são grandes responsáveis por afastamentos, contudo, com um ambiente ergonômico e outras medidas, elas podem ser evitadas;
  3. Organização do ambiente de trabalho: tudo estará no local certo, na altura certa e com a iluminação e climatização ideais; não há muito o que falar;
  4. Evita os processos trabalhistas: os processos trabalhistas fazem parte do pesadelo de um gestor, evitá-los certamente é melhor que remediar a situação;
  5. Estar dentro da lei: não faltar com a legislação é uma forma de valorizar os seus funcionários e também não levar multas;
  6. Maior credibilidade: seja entre os concorrentes ou seu público-alvo, valorizar os seus funcionários e agir de acordo com a lei só tem a acrescentar no quesito imagem.

Quer saber mais sobre a importância da ergonomia ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog