Realize a DDS dentro da sua empresa

09/04/2019

Realize DDS (diálogo diário de Segurança) dentro da sua empresa

Não importa de que segmento estejamos falando, quando se fala sobre segurança do trabalho todas as empresas devem tê-la como uma prioridade em sua cultura organizacional. Não somente para cumprir o que é determinado por lei, mas também porque o funcionário e a sua integridade física e mental são valorizados.

Uma das formas de demonstrar essa preocupação e também promover uma cultura de segurança do trabalho é através do Diálogo Diário de Segurança (DDS). Este é um momento de conscientização do colaborador a respeito dos riscos envolvendo o seu ambiente de trabalho.

Curioso para saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto, abordaremos tudo o que você precisa saber.

AFINAL O QUE É O DDS?

Bem, como o próprio nome já transparece, trata-se de uma pequena reunião de no máximo 15 minutos que é realizada diariamente a fim de informar aos colaboradores a respeito dos riscos presentes em sua ocupação e também a práticas de prevenção de acidentes.

A grande questão do DDS é que ele deve ser realizado diariamente a fim de garantir a manutenção da cultura da prevenção e também deixar os colaboradores em estado de alerta referente aos riscos inerentes a sua ocupação.

Não existe uma legislação específica que descreve a prática do DDS, dessa forma, a sua execução não é obrigatória, contudo, existe algumas passagens específicas encontradas nas Normas Regulamentadoras (NRs) 01 e 09 que justificam a sua existência, respectivamente:

  • Determina que todos os empregados devem ser informados a respeito dos riscos contidos no ambiente de trabalho, assim como das suas medidas preventivas;
  • Contém informações específicas sobre o treinamento de funcionários e outras questões educacionais.

Para informações mais específicas, recomendamos a leitura desses dois documentos na íntegra.

O OBJETIVO DA DDS

Somente para deixar extremamente claro, o objetivo da DDS é conscientizar e empoderar os colaboradores a respeito dos riscos dentro do ambiente de trabalho, assim como as formas de manter a sua integridade física frente a esses.

COMO REALIZAR O DDS

Agora que a importância do diálogo já está bem explicada, podemos falar um pouco sobre como realizar um DDS efetivo!

 

  • Traga temas atuais

 

Tente realizar desse momento algo realmente enriquecedor, trazendo discussões atuais sobre a segurança do trabalho. Da mesma forma, lembre-se que isso é um diálogo, sendo assim, esteja sempre aberto às sugestões dos próprios colaboradores.

Esteja atento às mídias e até mesmo as situações do dia a dia que aconteceram na própria empresa podem ser tema de um DDS.

 

  • Organize tudo com antecedência

 

Organize um calendário com todas as temáticas dentro de um período de tempo e o divulgue em um local onde todos poderão ver. Isso cria expectativa e também permite que eles se preparem com antecedência.

 

  • Use linguagem adequada

 

Esse esforço é em vão se os colaboradores não compreenderem as palestras, dessa forma, utilize sempre uma linguagem adequada para se comunicar com os mesmos, se necessário, evite termos técnicos e aposte no coloquial.

 

  • Não se estenda

 

Lembre-se, o objetivo do DDS é ser algo que acontece todos os dias, se for algo longo e desinteressante, terminará desestimulando os colaboradores a participar.

 

Quer saber mais a DDS? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog