Realize treinamentos e inspeções regulares

12/03/2019

Um local de trabalho, para ser efetivo, necessita ser seguro. Sendo assim, é função da empresa contratante oferecer instruções e treinamentos, assim como fiscalizar os funcionários no desempenho de suas atividades!

Acidentes e o desenvolvimento de doenças ocupacionais são consequências diretas de diversos fatores, dentre eles, a falta de cuidado e/ou falta de conhecimento profundo a respeito dos processos que estão sendo realizados.

Nesse sentido, não só o treinamento adequado quanto a inspeção são fatores fundamentais na manutenção da cultura da segurança dentro da empresa.

Quer ler mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto e descubra mais sobre esse assunto!

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Garantir a segurança do trabalho não é uma tarefa fácil, especialmente se estivermos falando sobre ambientes de trabalho como construções ou mesmo escritórios! Você sabia que a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.) é uma doença ocupacional muito comum e que pode ser facilmente evitada?

Quando falamos sobre inspeções de segurança, falamos sobre o ato de identificar riscos e/ou perigos de acidentes. Após esse levantamento, os gestores podem tomar atitudes para neutralizar ou diminuir o risco ao qual os trabalhadores estão expostos, seja pela implementação de Equipamentos de Proteção Coletivos ou Individuais (EPC; EPI).

Em outras palavras, inspeções de segurança tem caráter preventivo, visando eliminar ou evitar o risco de acontecer um acidente de trabalho ou o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

OS TIPOS DE INSPEÇÃO

Para identificar os diversos problemas que podem surgir, vários momentos podem ser utilizados para inspeção de segurança:

  • Inspeções gerais: são aquelas realizadas em toda a empresa, envolvendo todos os setores e departamentos e também profissionais como engenheiros, técnicos, médicos e até a própria Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
  • Inspeções de rotina: são aquelas realizadas dentro da empresa com o objetivo de avaliar a rotina de trabalho assim como os equipamentos;
  • Inspeção oficial: são aquelas realizadas por órgãos governamentais do trabalho ou ainda empresas contratadas;
  • Inspeções periódicas: são aquelas realizadas de tempos em tempos a fim de reavaliar as condições de trabalho;
  • Inspeções especiais: são aquelas realizadas por profissionais especiais, necessitando de conhecimento e equipamentos específicos para tal.

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Quando falamos sobre treinamentos dentro do ambiente de trabalho, também devemos considerar a sua importância como um todo!

Não se pode demandar que um funcionário desempenhe o seu trabalho de forma brilhante e segura sem as devidas instruções. Dessa forma, realizar treinamentos admissionais e também periódicos não são somente uma boa prática, mas também uma obrigação.

Algumas atividades como trabalho em altura ou trabalho com rede elétrica demandam treinamentos para que o colaborador seja capacitado a realizar sua atividade. Mas não somente um treinamento, os mesmos devem ser repetidos com alguma frequência.

Portanto, é simples ver a importância tanto do treinamento quanto das inspeções regulares das atividades dos funcionários e do ambiente de trabalho como um todo.

Quer saber mais sobre as inspeções ou outros equipamentos de segurança? Deixe uma sugestão via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

E-mail: marketing@bunzlepi.com.br

Lembre-se: sempre verifique o CA antes de usar o EPI.


Blog