O que é vibração ocupacional?

06/04/2020

Vibração Ocupacional é como se chama um movimento oscilante em um determinado ponto fixo. A frequência deste movimento é medida pela quantidade de vezes que o mesmo se repete dentro de um segundo.


As consequências da vibração no corpo dependem de quatro fatores: pontos de aplicação no corpo; frequência das oscilações; aceleração das oscilações; e, duração da ação. O interessante é que ninguém fica exposto à vibração passivamente, como ocorre no ruído, no caso da vibração o contato faz parte do processo.


As pessoas que são mais atingidas pela vibração ocupacional são as que trabalham com maquinário pesado, que causa tremulações. Quem lida com o asfaltamento de ruas, compactação de terra, perfuração ou executa qualquer outro trabalho que envolve exposição a vibrações está sujeito a sofrer dores no corpo, náuseas e desenvolve problemas degenerativos com o passar do tempo.

Uma medida possível para reduzir o impacto é o uso de ferramentas com controle de impacto e luva antivibração. A Luva Antivibração é um equipamento de proteção individual que protege o usuário não só contra vibrações, como também contra agentes abrasivos, escoriantes, cortes e perfurações, que é determinada pela NR 6.

A Luva Antivibração deve ser utilizada sempre que houver uma atividade que exponha o trabalhador a uma vibração localizada. A situação mais comum é para o manuseio de máquinas de compactação, britadeiras, brocas, ferramentas de polimento, entre outros. E por isso, é um EPI obrigatório em todas as atividades que envolvem vibração ocupacional.

Gostou do texto de hoje? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog e ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou pelo Facebook e aproveite para entrar em contato e tirar dúvidas.
E-mail: marketing@bunzlepi.com.br


Blog